Como Comprar Seu Acabamento - Dicas para não estourar seu orçamento.

Material de Construção

Dicas Para Comprar

Dicas Para Construir



DICAS PARA COMPRAR O ACABAMENTO DA CONSTRUÇÃO

Quando o assunto é acabamento, o consumidor tem um leque enorme de opções no mercado para encontrar o melhor preço. Muitas vezes a parte de acabamento da obra pode estourar o orçamento facilmente, por isso o mais importante é a pesquisa de preços e não comprar além do necessário. Também é preciso ter atenção na hora de comprar alguns desses materiais de acabamento. Confira algumas dicas para comprar o acabamento para sua obra.

Comprando o Acabamento para sua Obra

Pisos e azulejos

Para evitar desperdícios, cheque com precisão a metragem da área que vai receber pisos e azulejos. Tenha em mente que nem sempre escolher o mais barato é sinônimo de bom negócio. Pesquise qual é a finalidade do piso para que você não compre um material que não se adeque (piso escorregadio no banheiro, piso frágil para áreas de grande circulação, etc).

Pisos e Azulejos

Cheque nas embalagens dos pisos e azulejos a metragem, o número do lote, a cor e o tamanho, para ter certeza que estão todos certos. Compre apenas um pouco a mais pois alguns materiais podem quebrar durante a instalação, ou no futuro você pode precisar fazer reparos ou outras obras e não encontrar mais os mesmos modelos.

Louças e metais

Mais uma vez preste bastante atenção às medidas e especificações dos produtos para que os mesmos encaixem nas áreas onde serão utilizados. Confira nas embalagens o nome do fabricante, CGC, endereço, assim como as instruções de instalação e uso.

Registro Chuveiro

Tintas

Pode ser um pouco complicado acertar nas cores logo de cara na hora de pintar sua obra, por isso é sempre recomendável consultar um profissional da área. Além de orientá-lo quanto às cores e possíveis misturas, ele também pode ajudá-lo com a quantidade necessária de tintas e o tipo mais adequado para cada área da casa.

Importante! Anote sempre o código da cor e da tonalidade da tinta. Você pode precisar comprar mais tinta no futuro para fazer reparos.

Tintas

Lâmpadas, lustres e luminárias

As lâmpadas devem contar com a indicação de sua potência gravada no vidro, além da corrente nominal e da marca do fabricante. Aqui, economia pode ser ilusória. Compra lâmpadas baratas pode significar duas coisas: elas são menos duráveis e consomem mais energia, o que vai afetar seu bolso depois.

As lâmpadas fluorescentes duram mais e economizam energia. Elas são indicadas para áreas de maior circulação como cozinha, área de serviço, garagem, banheiro.

Lampadas Fluorescentes

Antes de começar a obra você deve ter checado a voltagem correta da região com a concessionária de energia. Caso ainda não o tenha feito, agora é o momento. Depois cheque se todas as lâmpadas, possuem a voltagem correta.

Promoções - Produtos fora de linha

Cuidado com promoções muito atraentes, elas podem significar que o produto está fora de linha. Assim, pode ser um risco comprar pisos e azulejos que saíram de linha, pois se precisar repôr os mesmos não encotrará mais do mesmo tipo. Avalie bem a compra para decidir se vale à pena. Lembre-se que é sempre bom comprar a mais desses materiais não apenas para precaução futura, mas caso alguns quebrem durante a colocação na obra.

Outras Dicas Para Comprar Material de Construção e Acabamento

· existem órgãos oficiais e entidades credenciadas competentes para expedir normas técnicas e certificar produtos: ABNT, INMETRO, IPT, etc.;

· os seguintes produtos possuem certificação obrigatória: fusível tipo rolha, cartucho (CONMETRO), fio e cabo isolado até 750V (INMETRO);

· caso o produto adquirido venha a apresentar um vício oculto, defeito que não pode ser constatado aparentemente ou de imediato, é seu direito reclamar. Nessa situação, o prazo inicia-se a partir da constatação do problema.

Direitos do Consumidor

Código de Defesa do Consumidor

Proteja os seus direitos na hora e comprar material de acabamento.

· a embalagem do produto deve conter, de forma clara, correta e em língua portuguesa, as características do produto, o prazo de validade, o nome do fabricante e os cuidados e os possíveis riscos que apresentem a sua saúde e segurança. A oferta deve assegurar informações claras sobre o valor à vista, o total a prazo, o número de parcelas, a taxa de juros aplicada e demais encargos;

· se o produto comprado apresentar problemas ou se o conteúdo líquido não estiver de acordo com as indicações constantes da embalagem ou da mensagem publicitária, e isto não for solucionado em até trinta dias, o consumidor poderá exigir a substituição do produto, ou a restituição da quantia paga, ou o abatimento proporcional do preço ou a complementação do peso ou da medida;

· no caso de venda de produtos por telefone, telemarketing, etc., lembre-se de que você pode desistir da compra em um prazo de até sete dias, a contar da data do recebimento do produto.

Denuncie estabelecimentos que comercializam produtos em desacordo com as normas técnicas e exija sempre a nota fiscal.

materialdeconstrucao.net